Dólar Americano

dólarO dólar americano foi adotado como moeda padrão para o comércio internacional após o Acordo de Bretton Woods, ocasião em que também se eliminou o lastro em ouro para os bancos centrais de cada país.

O Federal Reserve (FED) é responsável pela emissão e controle da circulação do dólar. Como curiosidade, existem diversos países do mundo em que o dólar possui curso, como exemplo, o Panamá, que não possui moeda local (o Balboa inexiste), sendo adotado o dólar como moeda.

Já outros países, como o Brasil, possuem curso forçado da moeda local. Em outras palavras, é proibido realizar operações comerciais no Brasil com preço e pagamento em dólar, pois é forçada a utilização do Real, a moeda emitida pela Casa da Moeda Brasileira.

Assim como o inglês está se tornando língua universal, falada em todo o mundo, principalmente para fins de negócios internacionais (embora o mandarim e o yuan tenham ganhado muito espaço ultimamente com a ascensão da China), o dólar também se tornou uma moeda universal, dada a sua aceitação e seu parâmetro para estipulação das taxas de câmbio para os demais países (em especial os pequenos).

Dólar Comercial x Dólar turismo x Dólar paralelo

O dólar comercial existiu em contraste com o dólar turismo, pois havia duas cotações diferentes oficiais, dependendo da finalidade da compra do dólar pelo usuário.

Quando uma pessoa deseja adquirir dólar, deve olhar a taxa de venda para aquele dia, pois as expressões “compra” e “venda” são usadas do ponto de vista da instituição bancária participante da operação.

Assim, se o usuário compra, é a cotação dólar para venda. Se o usuário vende, a cotação é de compra. Invertida, portanto.

O dólar turismo deixou de existir, bem como o dólar paralelo, no Brasil, ao mesmo tempo em que esse adotou o regime de taxas flutuantes.

Regime cambial

O regime cambial pode ser de:

  • taxa fixa
  • taxa flutuante
  • sistema de bandas

A depender de a autoridade monetária permitir que a moeda local em comparação com a moeda estrangeira (em geral o dólar) possa, ou não, ter seu valor de câmbio livremente pactuado pelo mercado.

Como comprar dólar

O dólar pode ser adquirido em casa de câmbio e bancos comerciais. Os agentes que ilegalmente vendem a moeda são os chamados “doleiros”. As operações de câmbio praticada pelos doleiros são consideradas ilegais no Brasil e geralmente utilizadas para a lavagem de dinheiro proveniente de crimes.

Toda operação de compra e venda de moeda estrangeira (dólar, euro, etc.), se acima de determinado valor, deve ser registrada no Banco Central. Razão pela qual as instituições precisam de autorização e fiscalização para funcionar e operar câmbio.

Histórico recente no Brasil

Recentemente uma corretora de títulos e valores mobiliários, a Tov, teve liquidação extrajudicial decretada em função de operações de câmbio aparentemente legais, mas com inconsistências e falhas graves justamente na identificação de titulares e valores nos documentos referentes a remessas ao exterior.

Isso demonstra que há fiscalização real de câmbio no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s