Cotação Euro

cotacao-euro

Cotação do Euro

A cotação do Euro é muito acompanhada, principalmente, para duas finalidades:

  • Brasileiros que pretendem viajar à Europa;
  • Empresas que possuem negócios com outras de países europeus (business to business).

História do Euro

O Euro é uma moeda comum para todos os países da União Europeia, emitida pelo Banco Central Europeu e com curso em todos os países integrantes.

Mais que um bloco econômico ou uma comunidade econômica, a União Europeia prevê a integração e até unificação em muitas áreas além da econômica, como a legislação sobre o trânsito livre de seus membros (fim das fronteiras entre os países integrantes) e a formação de um parlamento europeu para legislar temas comuns.

Assim, nesse contexto, os países decidiram por abrir mão das moedas próprias e aceitar a circulação de uma moeda única, o Euro. Como desvantagem, perderam o controle sobre emissão e sobre a determinação de suas taxas de câmbio. Hoje em dia, o Euro funciona, do ponto de vista dos países integrantes, como uma moeda externa.

O Euro e a crise da Grécia

É por esse motivo que a Grécia vive hoje um cenário de tragédia (a perdoar o trocadilho) econômica. Ao contrair empréstimos em Euro, a Grécia não tem como desvalorizar a moeda local (anteriormente o Dracma) para quitar seus empréstimos.

Assim, sua dívida em Euros funciona como uma dívida externa, pagável ou impagável na medida em que o país, por meio de suas economias (seu superávit) puder, a valor de mercado, adquirir Euros para fazer frente a suas obrigações com os credores.

A cotação do Euro

O Euro, durante muito tempo, possuiu uma cotação bastante elevada perante o dólar americano. Durante a crise de 2008, essa cotação primeiro se elevou, mas devido à crise da dívida de diversos países europeus, em especial os PIGS: Portugal, Itália, Grécia e Espanha, rapidamente o Euro passou a perder valor e confiança.

No momento em que esse artigo é escrito, a diferença do Euro para o dólar é inferior a 10% do dólar, demonstrando o quanto o dólar ganhou força nos últimos anos, e o euro, por sua vez, perdeu influência.

Euro x Yuan

Se a expectativa de o Euro se sobrepor ao do´lar no comércio internacional se frustrou, ainda há olhos voltados para a moeda chinesa, o Yuan, e se este será capaz de catalisar todas as forças dos países que pretendem, por questões não apenas políticas, mas também econômicas, substituir o dólar como moeda principal do comércio internacional.

A crise recente da China, todavia, e sua desaceleração de crescimento, coloca em dúvida esse papel centralizador que a moeda chinesa poderia cumprir, e que o Euro não realizou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s